terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cérebro

O cérebro e seus lobos: lobo frontal, lobo parietal, lobo temporal e lóbulo occipital.O cérebro ou telencéfalo, juntamente com o diencéfalo, constitui o prosencéfalo. Ele é a região mais anterior ou, especialmente em humanos, a mais superior do sistema nervoso central dos vertebrados. "Telencéfalo" é referência à estrutura embrionária que desenvolve-se formando o "cérebro" maduro. O telencéfalo dorsal, ou pallium, desenvolve tornando-se o córtex cerebral, e o telencéfalo ventral, ou subpallium, torna-se os gânglios da base. O cérebro é divido em dois hemisférios cerebrais - direito e esquerdo - que são simétricos.

É importante diferenciar cérebro de encéfalo, este é o conjunto de estruturas do sistema nervoso central dentre as quais está o cérebro.

O cérebro é o maior órgão do sistema nervoso e o mais desenvolvido. Nele existem bilhões de neurônios. É ele que nos permite, por exemplo, aprender novas informações ou memorizá-las, pois é o centro da inteligência e do aprendizado. Quando vivenciamos alguma situação, alguns neurônios gravam informações, como se estivessem registrando em um caderno. Se utilizarmos pouco essas informações, logo elas serão apagadas da memória; caso contrário, elas são guardadas por mais tempo.

O cérebro coordena ações, como a fala, o pensamento, o movimento, além de perceber e decodificar as informações captadas pelos órgãos dos sentidos. Outras sensações, como a de dor, também são coordenadas pelo cérebro.

O cérebro está dividido em duas partes, chamadas hemisférios. O hemisfério cerebral direito controla algumas atividades específicas, como a criatividade, as habilidades artísticas e o lado esquerdo do corpo. O hemisfério esquerdo controla atividades relacionadas ao cálculo, ao raciocínio e o lado direito do corpo.

Um comentário:

  1. Olá Renata.
    Todos temos uma imensa curiosidade acerca da nossa natureza. Após ter lido António Damásio, passei a interessar-me imenso pela neurobiologia. Confesso que não sou um fervoroso adepto do Darwinismo, tenho dificuldade em acreditar e ainda mais no caso criador. Também não consegui entender de que forma está contida na informação genética a totalidade de uma fórmula que traduz um ser completamente único e diferenciado em cada detalhe dos biliões que aqui habitam. Não me refiro propriamente à morfologia do corpo, mas sim à uma identidade inteligente que gere um universo mental. Com isto quero dizer, que para além das emoções, dos sentimentos, da razão, da consciência de si, que sabemos dependerem da disponibilidade do cérebro para que seja possível a sua manifestação, parece-me indispensável a existência de um principio inteligente que será a capacidade potencial da utilização dos recursos mentais e simultaneamente o agente que indutor daquilo que é a mente de um individuo. Podes ajudar-me nesta minha perplexidade? :o)

    ResponderExcluir